Consciência e Inconsciência
Written by Adonai Estrela Medrado   
Monday, 30 June 2008 20:06

Sobre

Este material representa pensamentos livres sobre o tema realizados em março/2007. Pequenas alterações foram realizadas.

Consciência e Inconsciência

Vejo consciência como tudo aquilo que em um determinado momento nos damos conta; inconsciência como tudo aquilo que fica oculto neste mesmo intervalo.

Os processos e responsabilidade são intercalados e mesmo compartilhados entre estas duas estruturas conforme o tempo, condições ambientais e emocionais. São dois sistemas interconectados que formam e compelem por nossas ações.

O inconsciente, com seus aspectos que não temos acesso diretamente, influência nossos atos. Ele funciona em paralelo e no plano de fundo.

A consciência é racional. É aquele interlocutor com quem conversamos e dialogamos o tempo todo em um monólogo sem fim, que cria e que dirige nossas ações de forma racional.

A consciência é responsável por fazer você entrar numa loja e decidir por comprar uma roupa mais barata a uma mais cara. O inconsciente é o responsável pela escolha da cor da roupa, o detalhe, que depois você pode argumentar que “nem notou”.

Inconsciente recebe os estímulos do mundo, decide o que é importante e deve-se tornar consciente. Por exemplo: em um ambiente ruidoso alguém diz seu nome e você olha; foi o inconsciente que fez você olhar, que fez o desvio do foco da atenção. Existe uma “parte” de você que está sempre atenta a tudo que acontece.

Pantomnesia é como os parapsicólogos chamam o fato do inconsciente lembra de tudo. Freud não chegou a este extremo, pela impossibilidade de prova, mas falou em hipermnesia: a super-memória. Lembra-se de fatos “esquecidos”. Neste contexto se explicam os traumas. Uma criança no processo de socialização pode vir a se dar conta inconscientemente de algo que fez no passado o qual é inaceitável socialmente, gerando um conflito interno e uma sensação de culpa gigantesca com potenciais manifestações indesejadas.

Conhecer a si mesmo, no âmbito destas duas estruturas, significa tentar levar pontos inconscientes para a consciência.

Os sonhos podem indicar e facilitar este caminho. Sonho é uma manifestação do inconsciente, nele podemos verificar seu poder de “nada esquecer” e de “parte também pensante”. Muitos casos são relatados de pessoas que acharam resposta nos sonhos: solução de problema e localização de objetos “perdidos”, sem falar no seu aspecto terapêutico servindo para ter acesso aos bloqueios, ou seja, daquilo que o inconsciente achou melhor não trazer a consciência diretamente para o “bem do organismo”.

Entretanto, é importante lembrar: consciência e inconsciência são formas de compreender o psique humana. Não existe, ou não se encontrou, correspondência direta entre elas e as áreas do cérebro.

 

Last Updated on Monday, 30 June 2008 20:20