Durée
Written by Adonai Estrela Medrado   
Sunday, 29 November 2009 04:12

Sobre

Este material é adaptação de trabalho presentado em novembro/2009 como requisito para aprovação na disciplina Teoria da Literatura do Curso de Letras/UNIFACS.

O Conceito Bergsoniano de Durée

O conceito bergsoniano de durée pode ser entendido dentro do contexto em que se valoriza a dimensão subjetiva e pessoal em detrimento do absolutismo do concreto.

O tempo é o tempo do indivíduo. Há uma individualização da experiência e uma valorização da dimensão existencial. O real começa a conviver com o não palpável, o subjetivo e individual. O tempo cronológico – com horas, minutos e segundos – só tem valor dentro de uma sociedade, no campo referencial, mas se perde no campo do sujeito-indivíduo. O tempo psicológico pode ser medido não pelo relógio, mas pela sucessão de idéias e sensações; é o tempo da metamorfose onde o sujeito se transforma diante da experiência.

Com o conceito de durée pode-se entender a fluidez das personagens modernas que se transformam na consciência e na sensibilidade de acordo com suas experiências, recriando-se a cada momento. Estabelece-se uma relação entre a duração ficcional e a expansão psicológica da personagem. A linearidade dos acontecimentos e o enredo ordenado dão lugar à subjetividade e ao vai-e-vem do pensar característicos da mente humana.

Last Updated on Sunday, 29 November 2009 05:06