Trabalho em Grupo: Linguagem de Programação Orientada a Objetos I (FAZAG 2010.2)

From AdonaiMedrado.Pro.Br
Jump to: navigation, search

Sobre este documento

Este documento descreve e esclarece as regras para o desenvolvimento e a avaliação do trabalho em grupo da disciplina Sistemas Operacionais.

Aconselha-se leitura on-line deste documento. Desaconselha-se a impressão.

Objetivo

O trabalho em grupo tem dois objetivos principais:

  1. Desenvolver a lógica;
  2. Estimular o estudo de outra linguagem de programação orientada a objeto diferente de Java.

Descrição do trabalho

O trabalho consiste em resolver com sucesso em uma linguagem de programação orientada a objeto diferente de Java n problemas do Nível Intermediário do livro de problemas.

O professor está disponível para orientar e tirar dúvidas pontuais sobre o trabalho, porém cabe ao aluno exercer sua autonomia como estudante e pesquisar os conceitos da linguagem escolhida e uma forma para resolver o problema escolhido.

Cabe aos alunos definirem a quantidade exata de componentes de cada grupo, porém antes de iniciarem os trabalhos devem comunicar e buscar autorização do professor para a combinação linguagem e problemas escolhidos. O professor tem a prerrogativa de autorizar ou não o trabalho com a combinação escolhida.

Como resultado do trabalho deve ser apresentada produção escrita contendo descrição da estratégia utilizada para resolver o(s) problema(s) e explicação linha por linha do(s) código(s) construído(s). Explicações gerais e vagas serão desconsideradas. O documento produzido deve ser enviado para o e-mail linhadireta@adonaimedrado.pro.br em PDF dois dias antes da apresentação. Utilize a ABNT (e principalmente a NBR 14.724) para construção do documento.

Apresentação

O trabalho só é considerado entregue após apresentação. A forma de apresentação é livre, porém deve atender às seguintes diretrizes:

  • É aberta e preferencialmente deve ser estimulada a participação de todos os presentes à apresentação.
  • Todos os componentes do grupo devem participar da apresentação. A falta no dia da apresentação acarreta pontuação nula, exceto se devidamente justificada. A justificativa deve ser preferencialmente documentada e implica em apresentação no próximo dia de aula em que o aluno estiver presente.
  • O professor pode fazer perguntas direcionadas ao grupo ou a um aluno em particular. Em caso de perguntas dirigidas a um dos componentes e pela(s) resposta(s) ficar evidente que não houve participação efetiva dele no desenvolvimento do trabalho, este componente não será considerado como membro do grupo e sua nota será nula.

Observações sobre pontuação

Será atribuída pontuação nula aos trabalhos que na parte ou no todo tenham sido plagiados.

Cópias de trechos de textos e/ou códigos sem aspas ou sem a devida marcação de autoria também serão considerados plágios. Utilize a NBR 10.520 e a NBR 6.023 para citação e referência.

Avaliação

A nota será única para todo o grupo e está assim dividida:

  • Atendimento ao solicitado (90%).
  • Atendimento à norma culta da língua portuguesa (10%).