Difference between revisions of "Diego de Jesus: Prova AVI - SO FAZAG 2010.2"

From AdonaiMedrado.Pro.Br
Jump to: navigation, search
(Questão 1)
(Questão 5)
 
(16 intermediate revisions by 2 users not shown)
Line 1: Line 1:
 
== Questão 1 ==
 
== Questão 1 ==
Segundo Carvalho e Darlan(2010) é um software de grande porte que tem como objetivo gerenciar os recursos do sistema.
+
Segundo Carvalho e Darlan(2010) é um software que tem como objetivo gerenciar os recursos do sistema. Ele é iniciado logo após do gerenciador de '''BOOT'''(que pode ser o GRUB, NTLDR ou outros) entregar o sistema a ele (isso ocorre depois da verificação do POST)e é o ultimo a ser encerrado em um computador.
Este é o "primeiro" programa (após toda a verificação do POST) a ser executado e o ultimo
+
a ser encerrado em um computador.
+
Os Sistemas operacionais tem a função de principalmente reconhecer os comandos dos usuários,
+
fazer controle de processamento, o gerenciamento da memória, etc.
+
Em suma ele é o gerente e o vigia de todo o sistema.
+
  
Um exemplo de sistema operacional seria o GNU/Linux, que é um sistema operacional. O linux hoje, conta com diversas destribuições.  
+
Os Sistemas operacionais têm a função de principalmente reconhecer os comandos dos usuários, fazer controle de processamento, o gerenciamento da memória, etc. Em suma ele é o gerente e o vigia de todo o sistema.
Uma distribuição é o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos numa única midia. Atualmente ha diversos aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por uma distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em sua midia de propagação(Viva o Linux, 2010).
+
Um exemplo de sistema operacional seria o GNU/Linux, que é um sistema operacional. O linux hoje, conta com diversas distribuições. Uma distribuição é o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos numa única mídia. Atualmente ha diversos aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por uma distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em sua mídia de propagação (Viva o Linux, 2010).
  
==Referencias==
+
==Questão 2==
 +
 
 +
Segundo Machado (2007), o Linux é um sistemas multiprogramavel , ou seja executa vários processos que podem ser simultâneos ou concorrentes.
 +
Um processo é criado com a system call fork. Sendo que o primeiro processo é o processo pai e o criado é o processo filho. Cada filho tem seu próprio endereçamento, independente do processo pai. Porém arquivos abertos pelo pai são compartilhados pelos filhos.
 +
 
 +
Os processos podem ser gerenciados pelo ''htop'', que se assemelha ao top, porém suporta operações com o mouse.
 +
 +
==Questão 3==
 +
Segundo Carmona (2005), a memória virtual ou SWAP é uma extensão da memória RAM. O modo o qual o usuário administra este recurso é pelo particionamento. O administrador do sistema reserva uma área do disco rígido para ser a área de troca (swap). Caso a distribuição que o administrador tenha escolhido tenha a instalação automatizada a distribuição criará essa partição do tamanho adequado ao sistema, no caso de não ser automatizado, pode-se utilizar ferramentas como o gparted que particiona o disco de acordo com o que o administrador estipular.
 +
 
 +
==Questão 4==
 +
Tomando com exemplo o driver da Nvidia, segundo Morimoto (2002), o processo é simples. Começando baixo no site da própria Nvidia o GLX Driver e o Kernel Driver adequado para o seu sistema. O GLX Driver é o arquivo de driver, que serve para todas as distribuições do Linux. Existe a opção de baixá-lo no formato de um arquivo RPM, que é a melhor opção para quem usa o Mandrake, Conectiva, Red Hat ou outra distribuição com suporte a arquivos RPM ou então baixar o arquivo em formato tar.gz, que funciona em todas as distribuições.
 +
Também é necessário o Kernel Driver, que se encarrega de adicionar suporte ao driver no Kernel. Basta escolher o driver adequado à distribuição Linux que estiver utilizando.
 +
 
 +
Para instalá-los basta clicar sobre os arquivos RPM dentro do gerenciador de arquivos ou então usar o comando "rpm –ivhz nome_do_arquivo" ou "urpmi nome_do_arquivo" (no Mandrake) para instalá-los via terminal. E sua GeForce está com o 3D habilitado, pronta para rodar UT2003, CounterStrike ou Q3.
 +
A Nvidia indica instalar primeiro o Kernel driver e só depois o GLX Driver.
 +
Para instalá-los, mude para um terminal de modo texto, logue-se como root e dê o comando "telinit3" que fecha temporariamente o modo gráfico. A partir daí é só acessar a pasta onde estão os drivers e instalá-los usando os comandos:
 +
 
 +
# rpm -ivh NVIDIA_kernel-1.0-3123.mdk82up.i586.rpm
 +
# rpm -ivh NVIDIA_GLX-1.0-3123.i386.rpm
 +
 
 +
(substitua pelo nome dos arquivos baixados).
 +
Caso você tenha baixado os pacotes .tar.gz então o procedimento muda um pouco. Você deverá primeiro descompactar os pacotes com o comando "tar -zxvfpacote.tar.gz" acessar cada uma das duas pastas e usar o comando "make" para instalar cada uma. Por exemplo:
 +
 
 +
# tar -zxvf NVIDIA_kernel-1.0-3123.tar.gz
 +
# cd NVIDIA_kernel-1.0-3123
 +
# make
 +
# cd ..
 +
# tar -zxvf NVIDIA_GLX-1.0-3123.tar.gz
 +
# cd NVIDIA_GLX-1.0-3123
 +
# make
 +
(Morimoto, 2002, p. 193)
 +
Note que ao contrário da maioria dos programas .tar.gz, o make sozinho já faz toda a checagem necessária e instala os arquivos. Pra instalar os drivers .tar.gz é preciso que estejam instalados no seu sistema os pacotes kernel-source e kernel-headers. No Mandrake basta usar os comandos "urpmi kernelsource" e "urpmi kernel-headers". Em outras distribuições você pode usar o gerenciador de software incluído ou então procurar os pacotes nos CDs da distribuição. Estes pacotes geralmente são instalados junto com o sistema quando é marcada a categoria "desenvolvimento" durante a instalação. Depois de instalados os drivers, dê o comando "telinit 5" para reabrir o modo gráfico.
 +
 
 +
==Questão 5==
 +
Segundo Morimoto (2002), ao apagar um arquivo, os setores ocupados por ele ficam livres. No momento em que se grava outro arquivo ele irá ocupar o primeiro setor livre que encontrar, porém se este arquivo ocupar mais setores que o arquivo antes excluído novo arquivo irá pular para o próximo setor livre mesmo que este esteja longe do outro setor.
 +
 
 +
Tal fato gera a chamada fragmentação de arquivos.
 +
 
 +
No caso do Linux, há e não há necessidade de desfragmentação. O sistema de arquivos do Linux é mais eficaz e não gera a fragmentação de arquivos com tanta facilidade quando no Windows. Visto que antes de gravar o arquivo o SO (Sistema Operacional) verifica se pode colocar o arquivo todo em setores próximos. Isso também somando a impossibilidade, a não ser do administrador, de gravar algo nas pastas do sistema. Porém isso não torna impossível a fragmentação. O sistema em si não fica lento, mas a abertura de arquivos pode ficar, porque em discos muito cheio a busca por setores livres não resultará em nada e caso isso ocorra é necessário a desfragmentação (Silvia, 2010).
 +
 
 +
==Referências==
 +
 
 +
ALECRIN, Emerson. Processos no Linux, 2005. Disponivel em: <http://www.infowester.com/linprocessos.php>. Acesso em: 05 de outubro de 2010 as 11:05.
 +
 
 +
CARMONA, Tadeu. Treinamento Pratico em Linux, 2005. Partição Linux Swap(pp, 22). São Paulo: Digeratis Books.
  
 
CARVALHO, João Antonio. Sistema Operacional, 2010. Disponivel em: <http://www.algosobre.com.br/informatica/sistema-operacional.html>.
 
CARVALHO, João Antonio. Sistema Operacional, 2010. Disponivel em: <http://www.algosobre.com.br/informatica/sistema-operacional.html>.
Line 17: Line 57:
 
DARLAN, Diego. O que é um Sistema Operacional?, 2010. Disponivel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:32:32.
 
DARLAN, Diego. O que é um Sistema Operacional?, 2010. Disponivel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:32:32.
  
==Questão 2==
+
MACHADO, Francis B..Arquitetura de Sistemas Operacionais, 2007. Processos e Threads(pp, 289). Rio de Janeiro: LTC, 2007.
 +
 
 +
MORIMOTO, Carlos E.. Entendendo e Dominando o Linux 5ed, 2002. EBOOK. Disponivel em:<http://www.gdhpress.com.br/etdl/#indice>. Acesso em 15 de outubro de 2010.
 +
 
 +
MORIMOTO, Carlos E.. Hardware, O Manual Completo, 2002. EBOOK. Disponivel em:<http://www.gdhpress.com.br/hmc/#indice>. Acesso em 15 de outubro de 2010.
 +
 
 +
PAULA, Fábio Berbert de. O Que é Linux, 200-?. Disponivel em: <http://www.vivaolinux.com.br/linux/>. Acesso em 06 de setembro de 2010.
  
 +
SILVA, Elaine Martins da. Mito ou verdade: precisa desfragmentar discos que rodam o Linux?, 2010. Disponivel em:<http://www.baixaki.com.br/info/4428-mito-ou-verdade-precisa-desfragmentar-discos-que-rodam-o-linux-.htm>. Acesso em 15 de outubro de 2010.
  
 
== Comentários do Professor ==
 
== Comentários do Professor ==
 +
*09/09/2010
 +
**Gostei da definição de distribuição, mas falta incluir a referência.
 
*02/09/2010
 
*02/09/2010
 
**Atenção à concordância (principalmente do verbo ter).
 
**Atenção à concordância (principalmente do verbo ter).

Latest revision as of 01:30, 16 October 2010

Questão 1

Segundo Carvalho e Darlan(2010) é um software que tem como objetivo gerenciar os recursos do sistema. Ele é iniciado logo após do gerenciador de BOOT(que pode ser o GRUB, NTLDR ou outros) entregar o sistema a ele (isso ocorre depois da verificação do POST), e é o ultimo a ser encerrado em um computador.

Os Sistemas operacionais têm a função de principalmente reconhecer os comandos dos usuários, fazer controle de processamento, o gerenciamento da memória, etc. Em suma ele é o gerente e o vigia de todo o sistema. Um exemplo de sistema operacional seria o GNU/Linux, que é um sistema operacional. O linux hoje, conta com diversas distribuições. Uma distribuição é o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos numa única mídia. Atualmente ha diversos aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por uma distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em sua mídia de propagação (Viva o Linux, 2010).

Questão 2

Segundo Machado (2007), o Linux é um sistemas multiprogramavel , ou seja executa vários processos que podem ser simultâneos ou concorrentes. Um processo é criado com a system call fork. Sendo que o primeiro processo é o processo pai e o criado é o processo filho. Cada filho tem seu próprio endereçamento, independente do processo pai. Porém arquivos abertos pelo pai são compartilhados pelos filhos.

Os processos podem ser gerenciados pelo htop, que se assemelha ao top, porém suporta operações com o mouse.

Questão 3

Segundo Carmona (2005), a memória virtual ou SWAP é uma extensão da memória RAM. O modo o qual o usuário administra este recurso é pelo particionamento. O administrador do sistema reserva uma área do disco rígido para ser a área de troca (swap). Caso a distribuição que o administrador tenha escolhido tenha a instalação automatizada a distribuição criará essa partição do tamanho adequado ao sistema, no caso de não ser automatizado, pode-se utilizar ferramentas como o gparted que particiona o disco de acordo com o que o administrador estipular.

Questão 4

Tomando com exemplo o driver da Nvidia, segundo Morimoto (2002), o processo é simples. Começando baixo no site da própria Nvidia o GLX Driver e o Kernel Driver adequado para o seu sistema. O GLX Driver é o arquivo de driver, que serve para todas as distribuições do Linux. Existe a opção de baixá-lo no formato de um arquivo RPM, que é a melhor opção para quem usa o Mandrake, Conectiva, Red Hat ou outra distribuição com suporte a arquivos RPM ou então baixar o arquivo em formato tar.gz, que funciona em todas as distribuições. Também é necessário o Kernel Driver, que se encarrega de adicionar suporte ao driver no Kernel. Basta escolher o driver adequado à distribuição Linux que estiver utilizando.

Para instalá-los basta clicar sobre os arquivos RPM dentro do gerenciador de arquivos ou então usar o comando "rpm –ivhz nome_do_arquivo" ou "urpmi nome_do_arquivo" (no Mandrake) para instalá-los via terminal. E sua GeForce está com o 3D habilitado, pronta para rodar UT2003, CounterStrike ou Q3. A Nvidia indica instalar primeiro o Kernel driver e só depois o GLX Driver. Para instalá-los, mude para um terminal de modo texto, logue-se como root e dê o comando "telinit3" que fecha temporariamente o modo gráfico. A partir daí é só acessar a pasta onde estão os drivers e instalá-los usando os comandos:

  1. rpm -ivh NVIDIA_kernel-1.0-3123.mdk82up.i586.rpm
  2. rpm -ivh NVIDIA_GLX-1.0-3123.i386.rpm

(substitua pelo nome dos arquivos baixados). Caso você tenha baixado os pacotes .tar.gz então o procedimento muda um pouco. Você deverá primeiro descompactar os pacotes com o comando "tar -zxvfpacote.tar.gz" acessar cada uma das duas pastas e usar o comando "make" para instalar cada uma. Por exemplo:

# tar -zxvf NVIDIA_kernel-1.0-3123.tar.gz
# cd NVIDIA_kernel-1.0-3123
# make
# cd ..
# tar -zxvf NVIDIA_GLX-1.0-3123.tar.gz
# cd NVIDIA_GLX-1.0-3123
# make
(Morimoto, 2002, p. 193)

Note que ao contrário da maioria dos programas .tar.gz, o make sozinho já faz toda a checagem necessária e instala os arquivos. Pra instalar os drivers .tar.gz é preciso que estejam instalados no seu sistema os pacotes kernel-source e kernel-headers. No Mandrake basta usar os comandos "urpmi kernelsource" e "urpmi kernel-headers". Em outras distribuições você pode usar o gerenciador de software incluído ou então procurar os pacotes nos CDs da distribuição. Estes pacotes geralmente são instalados junto com o sistema quando é marcada a categoria "desenvolvimento" durante a instalação. Depois de instalados os drivers, dê o comando "telinit 5" para reabrir o modo gráfico.

Questão 5

Segundo Morimoto (2002), ao apagar um arquivo, os setores ocupados por ele ficam livres. No momento em que se grava outro arquivo ele irá ocupar o primeiro setor livre que encontrar, porém se este arquivo ocupar mais setores que o arquivo antes excluído novo arquivo irá pular para o próximo setor livre mesmo que este esteja longe do outro setor.

Tal fato gera a chamada fragmentação de arquivos.

No caso do Linux, há e não há necessidade de desfragmentação. O sistema de arquivos do Linux é mais eficaz e não gera a fragmentação de arquivos com tanta facilidade quando no Windows. Visto que antes de gravar o arquivo o SO (Sistema Operacional) verifica se pode colocar o arquivo todo em setores próximos. Isso também somando a impossibilidade, a não ser do administrador, de gravar algo nas pastas do sistema. Porém isso não torna impossível a fragmentação. O sistema em si não fica lento, mas a abertura de arquivos pode ficar, porque em discos muito cheio a busca por setores livres não resultará em nada e caso isso ocorra é necessário a desfragmentação (Silvia, 2010).

Referências

ALECRIN, Emerson. Processos no Linux, 2005. Disponivel em: <http://www.infowester.com/linprocessos.php>. Acesso em: 05 de outubro de 2010 as 11:05.

CARMONA, Tadeu. Treinamento Pratico em Linux, 2005. Partição Linux Swap(pp, 22). São Paulo: Digeratis Books.

CARVALHO, João Antonio. Sistema Operacional, 2010. Disponivel em: <http://www.algosobre.com.br/informatica/sistema-operacional.html>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:51:03.

DARLAN, Diego. O que é um Sistema Operacional?, 2010. Disponivel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:32:32.

MACHADO, Francis B..Arquitetura de Sistemas Operacionais, 2007. Processos e Threads(pp, 289). Rio de Janeiro: LTC, 2007.

MORIMOTO, Carlos E.. Entendendo e Dominando o Linux 5ed, 2002. EBOOK. Disponivel em:<http://www.gdhpress.com.br/etdl/#indice>. Acesso em 15 de outubro de 2010.

MORIMOTO, Carlos E.. Hardware, O Manual Completo, 2002. EBOOK. Disponivel em:<http://www.gdhpress.com.br/hmc/#indice>. Acesso em 15 de outubro de 2010.

PAULA, Fábio Berbert de. O Que é Linux, 200-?. Disponivel em: <http://www.vivaolinux.com.br/linux/>. Acesso em 06 de setembro de 2010.

SILVA, Elaine Martins da. Mito ou verdade: precisa desfragmentar discos que rodam o Linux?, 2010. Disponivel em:<http://www.baixaki.com.br/info/4428-mito-ou-verdade-precisa-desfragmentar-discos-que-rodam-o-linux-.htm>. Acesso em 15 de outubro de 2010.

Comentários do Professor

  • 09/09/2010
    • Gostei da definição de distribuição, mas falta incluir a referência.
  • 02/09/2010
    • Atenção à concordância (principalmente do verbo ter).
    • O que significa ser "baseado" no Debian?
    • Em que documento a Canonical informou que o Ubuntu continuará sendo gratuito?
    • Atenção aos acentos.
    • Tire as aspas de "primeiro" e explique exatamente quando o Sistema Operacional é carregado.
    • Justifique, considerando a definição que você está usando, porque você acredita que o Ubuntu é um Sistema Operacional.
    • De onde você tirou que Carvalho é de 2010? Darlan é de 2008. Está escrito: "Publicado em: 28 de março de 2008". Favor não chutar.
    • Gostaria que você procurasse também em fontes mais confiáveis. Por fontes confiáveis quero dizer livros ou artigos científicos.
  • 26/08/2010
    • As referências não devem ser jogadas ao final. Elas devem ser citadas durante o texto.
    • O sistema operacional é UM programa? Explique melhor isto.
    • Ubuntu é um Sistema Operacional? Por que algumas pessoas se referem a ele como distribuição Linux? Explique melhor isto.
    • O que significa ser baseado no Debian?
    • Supondo que a máquina tenha como gerenciador de boot o Grub. Como Grub é executado após o POST/CMOS/BIOS o Grub seria um Sistema Operacional?