Diego de Jesus: Prova AVI - SO FAZAG 2010.2

From AdonaiMedrado.Pro.Br
Revision as of 14:22, 15 October 2010 by Diegobonfim fazag (Talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Questão 1

Segundo Carvalho e Darlan(2010) é um software que tem como objetivo gerenciar os recursos do sistema. Ele é iniciado logo após do gerenciador de BOOT(que pode ser o GRUB, NTLDR ou outros) entregar o sistema a ele (isso ocorre depois da verificação do POST), e é o ultimo a ser encerrado em um computador.

Os Sistemas operacionais têm a função de principalmente reconhecer os comandos dos usuários, fazer controle de processamento, o gerenciamento da memória, etc. Em suma ele é o gerente e o vigia de todo o sistema. Um exemplo de sistema operacional seria o GNU/Linux, que é um sistema operacional. O linux hoje, conta com diversas distribuições. Uma distribuição é o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos numa única mídia. Atualmente ha diversos aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por uma distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em sua mídia de propagação (Viva o Linux, 2010).

Questão 2

Segundo Jones (2008), a gerência de processos no Linux funciona na maioria dos casos, criando processos dinamicamente. O sistema operacional gere uma infinidade de processos e, por isso, é necessário uma forma de gerencia-lo. Para isso, os processos contam com um conjunto de características, dentre as quais:

• Proprietário do processo;

• Estado do processo (em espera, em execução, etc);

• Prioridade de execução;

Para gerenciar os processos é preciso estas informações acima e com outras de igual importância para que as tarefas sejam executadas da maneira mais eficiente. Um dos meios usados para isso é atribuir a cada processo um PID (ALECRIN, 2005). O mesmo ainda diz que o PID (Process Identifier) é um número de identificação de cada processo. Cada processo tem seu numero e este não pode ser duplicado. Nos sistemas baseados em Unix um processo deve se duplicar e a cópia irá receber uma tarefa nova. O primeiro processo será o "processo pai", enquanto que o novo é p "processo filho". É nesse ponto que o PPID (Parent Process Identifier) passa a ser usado: o PPID de um processo nada mais é do que o PID de seu processo pai.

Questão 3

Segundo Carmona (2005), a memória virtual ou SWAP é uma extensão da memória RAM. O modo o qual o usuário administra este recurso é pelo particionamento. O administrador do sistema reserva uma área do disco rígido para ser a área de troca (swap). Caso a distribuição que o administrador tenha escolhido tenha a instalação automatizada a distribuição criará essa partição do tamanho adequado ao sistema, no caso de não ser automatizado, pode-se utilizar ferramentas como o gparted que particiona o disco de acordo com o que o administrador estipular.

Questão 4

Tomando com exemplo o driver da Nvidia, segundo Morimoto (2002), o processo é simples. Começando baixo no site da própria Nvidia o GLX Driver e o Kernel Driver adequado para o seu sistema. O GLX Driver é o arquivo de driver, que serve para todas as distribuições do Linux. Existe a opção de baixá-lo no formato de um arquivo RPM, que é a melhor opção para quem usa o Mandrake, Conectiva, Red Hat ou outra distribuição com suporte a arquivos RPM ou então baixar o arquivo em formato tar.gz, que funciona em todas as distribuições. Também é necessário o Kernel Driver, que se encarrega de adicionar suporte ao driver no Kernel. Basta escolher o driver adequado à distribuição Linux que estiver utilizando.

Para instalá-los basta clicar sobre os arquivos RPM dentro do gerenciador de arquivos ou então usar o comando "rpm –ivhz nome_do_arquivo" ou "urpmi nome_do_arquivo" (no Mandrake) para instalá-los via terminal. E sua GeForce está com o 3D habilitado, pronta para rodar UT2003, CounterStrike ou Q3. A Nvidia indica instalar primeiro o Kernel driver e só depois o GLX Driver. Para instalá-los, mude para um terminal de modo texto, logue-se como root e dê o comando "telinit3" que fecha temporariamente o modo gráfico. A partir daí é só acessar a pasta onde estão os drivers e instalá-los usando os comandos:

  1. rpm -ivh NVIDIA_kernel-1.0-3123.mdk82up.i586.rpm
  2. rpm -ivh NVIDIA_GLX-1.0-3123.i386.rpm

(substitua pelo nome dos arquivos baixados). Caso você tenha baixado os pacotes .tar.gz então o procedimento muda um pouco. Você deverá primeiro descompactar os pacotes com o comando "tar -zxvfpacote.tar.gz" acessar cada uma das duas pastas e usar o comando "make" para instalar cada uma. Por exemplo:

“# tar -zxvf NVIDIA_kernel-1.0-3123.tar.gz

# cd NVIDIA_kernel-1.0-3123
# make
# cd ..
# tar -zxvf NVIDIA_GLX-1.0-3123.tar.gz
# cd NVIDIA_GLX-1.0-3123
# make” (Morimoto, 2002, p. 193a)

Note que ao contrário da maioria dos programas .tar.gz, o make sozinho já faz toda a checagem necessária e instala os arquivos. Pra instalar os drivers .tar.gz é preciso que estejam instalados no seu sistema os pacotes kernel-source e kernel-headers. No Mandrake basta usar os comandos "urpmi kernelsource" e "urpmi kernel-headers". Em outras distribuições você pode usar o gerenciador de software incluído ou então procurar os pacotes nos CDs da distribuição. Estes pacotes geralmente são instalados junto com o sistema quando é marcada a categoria "desenvolvimento" durante a instalação. Depois de instalados os drivers, dê o comando "telinit 5" para reabrir o modo gráfico.

Questão 5

Referências

ALECRIN, Emerson. Processos no Linux, 2005. Disponivel em: <http://www.infowester.com/linprocessos.php>. Acesso em: 05 de outubro de 2010 as 11:05.

CARVALHO, João Antonio. Sistema Operacional, 2010. Disponivel em: <http://www.algosobre.com.br/informatica/sistema-operacional.html>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:51:03.

CARMONA, Tadeu. Treinamento Pratico em Linux, 2005. Partição Linux Swap(pp, 22). São Paulo: Digeratis Books.

DARLAN, Diego. O que é um Sistema Operacional?, 2010. Disponivel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/851/o_que_e_um_sistema_operacional>. Acesso em: 25 de agosto de 2010 as 19:32:32.

JONES, M. Tim. Anatomia do Gerenciamento de Processos Linux, 2008. Disponivel em: <http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-linux-process-management/>. Acesso em 05 de outubro de 2010 as 10:45.

MORIMOTO, Carlos E.. Entendendo e Dominando o Linux 5ed, 2002. EBOOK, Disponivel em:<http://www.gdhpress.com.br/etdl/#indice>. Acesso em 15 de outubro de 2010.

PAULA, Fábio Berbert de. O Que é Linux, 200-?. Disponivel em: <http://www.vivaolinux.com.br/linux/>. Acesso em 06 de setembro de 2010.


Comentários do Professor

  • 09/09/2010
    • Gostei da definição de distribuição, mas falta incluir a referência.
  • 02/09/2010
    • Atenção à concordância (principalmente do verbo ter).
    • O que significa ser "baseado" no Debian?
    • Em que documento a Canonical informou que o Ubuntu continuará sendo gratuito?
    • Atenção aos acentos.
    • Tire as aspas de "primeiro" e explique exatamente quando o Sistema Operacional é carregado.
    • Justifique, considerando a definição que você está usando, porque você acredita que o Ubuntu é um Sistema Operacional.
    • De onde você tirou que Carvalho é de 2010? Darlan é de 2008. Está escrito: "Publicado em: 28 de março de 2008". Favor não chutar.
    • Gostaria que você procurasse também em fontes mais confiáveis. Por fontes confiáveis quero dizer livros ou artigos científicos.
  • 26/08/2010
    • As referências não devem ser jogadas ao final. Elas devem ser citadas durante o texto.
    • O sistema operacional é UM programa? Explique melhor isto.
    • Ubuntu é um Sistema Operacional? Por que algumas pessoas se referem a ele como distribuição Linux? Explique melhor isto.
    • O que significa ser baseado no Debian?
    • Supondo que a máquina tenha como gerenciador de boot o Grub. Como Grub é executado após o POST/CMOS/BIOS o Grub seria um Sistema Operacional?